top of page

África em Clave Cultural…


Chama-se “África em Clave Cultural: personagens e eventos” a emissão semanal que, a partir desta quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, substitui a antiga “África em Clave Feminina”. A novidade é que engloba mulheres e homens e celebra a África à luz das artes e cultura. Os protagonistas deste primeiro número são o escritor queniano, Ngugi wa Thiong’o e Jaquelina Aisa Camara, fundadora do Ballet Nacional da Guiné-Bissau, recentemente falecida.

Ngugi wa Thiong’o, prolífico escritor queniano, por muitos considerado merecedor do Nobel da Literatura, completa hoje 85 anos. Tem feito uso da arte literária para criar consciência política e favorecer o desenvolvimento endógeno da África a partir dos seus valores e cultura. Tudo isso está patente na crónica sobre ele feita por Filinto Elísio da Rosa de Porcelana Editora, parceiro da emissão.

Jacquelina Aisa Camara que partiu deste mundo em dezembro de 2022, era uma estimada figura cultural da Guiné-Bissau, onde fundou o Ballet Nacional. Homenageamo-la juntamente com António Jaime Mendes Moreira, bailarino e ator guineense, um dos antigos membros do Ballet. Ele garante que a Guiné-Bissau não vai esquecer nunca da Mamata, como ela era conhecida.

Ainda nesta emissão algumas notícias de caracter cultural em África: cinema na Nigéria e literatura em Cabo Verde.


Fonte:vaticannews

Comments


bottom of page