A Universidade Federal do Ceará (UFC), segundo a edição de 2023 do ranking britânico Times Higher Education (THE), foi considerada a melhor instituição de ensino superior do Norte e Nordeste do Brasil, superando universidades federais como a do Rio Grande do Norte (UFRN), a de Pernambuco (UFPE) e a da Bahia (UFBA).
Alem disso, com um avanço de 10 posições em comparação com 2022, agora é a 23ª melhor universidade da América Latina.
O ranking avaliou 197 instituições em 15 países da América Latina e Caribe, com base em 13 indicadores de desempenho. Para constituir a nota de cada instituição, os indicadores são agrupados em cinco categorias: ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e internacionalização. No cômputo geral, a Federal do Ceará registrou uma nota de 66,6 pontos, o que também a colocou em 16ª colocação no Brasil.
É muito importante ver a Universidade avançando a cada ranking internacional que é publicado. E era exatamente esse o objetivo que nós tínhamos. A Universidade que faz muita pesquisa, a Universidade que hoje tem muitas patentes. Isso, para mim, para toda a equipe, é uma coisa muito importante. Isso nos deixa com a sensação de que cumprimos a nossa missão”, comemora o reitor Cândido Albuquerque. “Tenho certeza que esse protagonismo será mantido, eu espero que ele seja mantido, e eu vou ajudar para que as próximas administrações mantenham a UFC com esse protagonismo”, completa.
Fonte: Ootimista
Comments