Seja por falta de dinheiro, conhecimento ou crendice popular, muitas pessoas recorrem a soluções caseiras para tratar o sorriso sem saber dos riscos que estão correndo. De tratamentos para o mau hálito a invenções sem comprovação científica para clarear os dentes, as opções são variadas e provocam muitos riscos à saúde bucal.
O mau hálito pode atingir qualquer pessoa, mas tem cura. O problema é que por vergonha, facilidade de se resolver o problema através de conselhos da internet ou ainda por dificuldade em encontrar um profissional qualificado, muitas pessoas optam por usar remédios caseiros para combater o problema.
Claro que é tentador poder resolver essa questão sem gastar muito dinheiro, tempo e sem divulgar para outras pessoas. Mas um dos principais problemas é que, na maioria dos casos, esses remédios caseiros podem estar escondendo algo mais sério.
É o caso do limão, que favorece um bom hálito por estimular a salivação, mas que, em excesso, pode causar erosão ácida e sensibilidade nos dentes, além de desconfortos estomacais.
Com relação à remoção de tártaro, a técnica mais conhecida é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa solução promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
O que acontece é que a abrasividade do bicarbonato agride tanto a superfície dental que realmente acaba removendo os resíduos mais superficiais, mas não a placa bacteriana calcificada como o tártaro. Além de não remover o tártaro como deveria, essa é uma solução muito abrasiva e seu uso pode prejudicar o esmalte dental, causando outros problemas bucais como a sensibilidade e a cárie.
O desejo de ter dentes cada vez mais brancos torna os clareamentos dentais o tipo de procedimento bucal mais buscado nos consultórios. Infelizmente, trata-se de um tratamento caro e, justamente por isso, muitas pessoas recorrem a soluções caseiras que, apesar de naturais, podem colocar a saúde em risco.
Receitas com açafrão em pó, casca de laranja, óleo de coco e limão são comuns na internet, mas devem ser evitadas, pois não garantem um resultado satisfatório e, ainda, podem agravar outros problemas da boca.
Fonte:terra.com
Comments