Além do DOC, as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também serão descontinuadas.
A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente, que também é o prazo final para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.
O encerramento marca uma nova era das transações instantâneas e projetam as operações em "open finance".
"A não necessidade mais das operações via DOC, com compensação na virada do dia, mostra a fortaleza do sistema financeiro brasileiro, a sua segurança, a sua rapidez, sendo fortalecida com as transações via PIX e o fim das transações com prazo de compensação maiores", afirma o economista Ricardo Coimbra em entrevista à Rádio Band News (101,7FM).
A extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los.
"Uma tendência de fundar também daqui a algum tempo as operações via TED e todas as operações de transferência instantânea rápidas e mais baratas via plataforma do PIX", complementa Coimbra.
As transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano, de acordo com a FEBRABAN.
Fonte: Jornal Jangadeiro
Comments