Produtores de leite, veterinários e profissionais da indústria em toda a cadeia de suprimentos colaboraram por meio da Ruminant Health & Welfare (RH&W) para criar a nova estratégia de bem-estar do gado leiteiro do Reino Unido para os próximos cinco anos. A estratégia foi projetada para ajudar a indústria a mostrar progresso no bem-estar animal até 2028.
O vice-presidente da RH&W, Gwyn Jones, disse que a estratégia é uma atualização de uma anterior destinada a melhorar o bem-estar do rebanho leiteiro do Reino Unido, e o mais importante, tem apoio nas quatro nações. Ele adicionou:
“A visão compartilhada é que a indústria de lácteos do Reino Unido demonstre progresso baseado em evidências em seis áreas principais do bem-estar do gado até 2028. A capacidade de fornecer evidências de progresso ajudará a manter o status do Reino Unido como líder global em bem-estar do gado leiteiro, nos ajudando a competir com nossos players internacionais.”
Seis objetivos estratégicos
Os seis objetivos estratégicos da estratégia são:
Vacas prósperas - garantindo que todos os animais leiteiros sejam criados e cuidados para prosperar em todos os sistemas;
Pés saudáveis – garantindo um plano proativo de manejo de claudicação em todas as fazendas leiteiras do Reino Unido;
Vacas confortáveis – maximizando o conforto das vacas no alojamento e no pasto;
Vacas adequadamente nutridas – garantindo uma condição corporal saudável durante todo o ano;
Úberes saudáveis – melhorias contínuas na saúde do úbere para reduzir os casos de mastite;
Bem-estar positivo – ações no sentido de fornecer um ambiente que permita aos animais exibir comportamentos normais, como curiosidade ou brincadeira.
Jones disse que a RH&W apoiará a indústria a progredir nessas seis áreas principais, pois a pesquisa mostrou que o público espera a entrega de bom bem-estar, boa saúde e os padrões da indústria devem continuar altos.
“O Reino Unido deve garantir que os padrões proporcionem excelente bem-estar, fornecendo uma plataforma sólida para as cadeias de suprimentos do Reino Unido construírem no futuro”. Para permitir que a indústria de lácteos do Reino Unido concorra internacionalmente, o setor precisará fornecer evidências de progresso no bem-estar. Ao fazer isso nas quatro nações, o Reino Unido será positivamente diferenciado de outros países”, acrescentou
Jenny Gibbons, membro da diretoria do RH&W e cientista sênior de saúde e bem-estar animal da Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB), disse que a AHDB se comprometeu a ajudar a indústria a publicar um relatório anual de progresso. O relatório coletará dados que evidenciam os resultados alcançados pelos stakeholders da estratégia, mostrando as ações realizadas anualmente para atingir as seis metas de bem-estar.
“Essas ações serão relatadas por grupos das principais partes interessadas do setor, trabalhando juntos para reunir evidências das conquistas do setor e do progresso nas seis metas”, disse Gibbons.
Ao desenvolver a estratégia, os principais grupos de stakeholders foram identificados e divididos nas seguintes categorias:
Produtores;
Governo;
Cadeias de abastecimento de processamento, incluindo mercados e transportadores cadeias de suprimentos de varejo;
Organizações de pesquisa;
Organizações comerciais;
Veterinários.
Jones e Gibbons disseram que agora que a estratégia foi lançada, a ampla cadeia de suprimentos de lácteos do Reino Unido deve trabalhar em conjunto para entregá-la.
A estratégia de bem-estar leiteiro faz parte de um trabalho mais amplo da RH&W para facilitar e criar estratégias de bem-estar para todo o setor de ruminantes do Reino Unido – ovelhas e bovinos de corte seguirão no devido tempo.
Fonte:milkpoint
Comments