Começa em Quixadá nesta quarta-feira, 31, a programação cultural de encerramento da 27ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva. O evento seguirá até sexta-feira, 2, reunindo artes visuais, música e literatura para celebrar a temporada de chuvas e de colheita no sertão central cearense.
Realizado desde 1997, o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central tem como grande ponto o compartilhamento de prognósticos relacionados ao tempo. O encontro deste ano aconteceu em 14 de janeiro. Os “Profetas da Chuva” são homens e mulheres que realizam previsões ao observarem os astros, mudanças do ecossistema e até sons emitidos em meio às árvores.
A atividade, então, será celebrada nesta semana em Quixadá. O Grupo Duo Finlândia inicia a programação na Casa de Saberes Cego Aderaldo na quarta-feira, 31, com apresentação instrumental às 19 horas. Depois, será exibido o filme “Os Profetas da Chuva”, dirigido por Marcos Moura.
Na quinta-feira, 1º, o evento apresentará às 17 horas uma mesa redonda com escritores e organizadores de livros sobre os Profetas da Chuva, com Carla Patrícia, Helder Cortez e Silvia Leite, de Fortaleza, Renzo Thaddei, de São Paulo, e Hadir Rocha, de Tauá. Às 20 horas, serão exibidos os filmes “Profetas da Chuva e Esperança”, de Marcia Paraiso, e “Profetas da Chuva”, de Vitor Grilo, na Casa de Saberes Cego Aderaldo.
A ação busca fortalecer o Encontro dos Profetas e também será promovido um seminário na sexta-feira. No Auditório do CDL de Quixadá, ocorrerá a atividade “O Semiárido e a Cultura dos Profetas da Chuva”, com José Alves, Annaulhya Patrícia Silveira Chaves. Heldez Cortez e Paulo José Gomes Ferreira.
Quando: de quarta-feira, 31 de maio, a sexta-feira, 2 de junho
Onde: Casa de Saberes Cego Aderaldo, Fundação Cultural e Praça da Cultura Gladson Martins, em Quixadá.
Fonte: O Povo
Comments