O Banco Central (BC) divulgou um relatório, nessa segunda-feira (4), com resultados e evolução do Pix desde o lançamento. Na ocasião, a instituição reforçou que a ferramenta de transferência de valores ganhará novas funcionalidades, como o Pix Automático, que deve possibilitar a programação de operações recorrentes e offlines, ou seja, sem o uso da internet.
A ferramenta, que está sendo desenvolvida, já havia sido citada e deve ser lançada em 2024 pela entidade financeira. Segundo o documento, a nova modalidade possibilitará a realização de pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do pagador, sem a necessidade de que ele autentique a transação a cada mês. Ou seja, seria algo semelhante ao que é realizado pela opção débito automático, mas com a celeridade característica do Pix.
O BC ainda apresentou quais funcionalidades devem ser desenvolvidas e implementadas à ferramenta no futuro. Entre elas, a instituição cita a possibilidade de ampliar as modalidades usadas sem necessidade de acesso a internet, além do estudo de formas alternativas de iniciação de pagamentos, como o uso de tecnologia por aproximação — como NFC, RFID, bluetooth, biometria e outras.
Além da ferramenta, a instituição financeira anunciou outras duas melhorias que visam aumentar a eficiência, a segurança e a confiabilidade da ferramenta. São elas:
👍Processamento de pagamento via Pix agendados;
👍Melhoria de informações de segurança relacionadas às chaves Pix, que deve criar novos campos;
👍A possibilidade do uso do Pix para transações parceladas também é mencionada pelo texto do BC.
Boas novidades!!! Vamos aguardar!!
Fonte: Diário do Nordeste
Comments