top of page

No inverno, Saúde destaca cuidado com as doenças respiratórias

Conhecido por aumentar problemas respiratórios e outras condições de saúde, o inverno já está entre nós. Mesmo com um calor nada típico dessa estação nos últimos dias e o frio que chegou no fim de semana, deve-se manter os cuidados contra infecções respiratórias como resfriados, gripes e crises de asma.


Médica da USF (Unidade de Saúde da Família) Mário Covas Tatiane Ferreira explica que os hábitos característicos do inverno, como ficar em ambientes fechados e com pouca ventilação, contribuem para a disseminação de vírus e bactérias. “A variação de temperatura entre o dia e a noite pode enfraquecer o sistema imunológico e tornar as pessoas mais suscetíveis a infecções. Além disso, a aglomeração em locais fechados, como em transporte público e ambientes de trabalho, continua a facilitar a transmissão de agentes patogênicos”, enfatiza a médica da Atenção Primária à Saúde.


Os sintomas mais comuns das doenças respiratórias incluem tosse, febre, dor de garganta e dificuldades respiratórias. Diante desses sinais, a recomendação dos especialistas é procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso e evitar a automedicação.


As unidades não possuem atendimento diferenciado nessa época do ano, mas os profissionais já esperam o aumento da demanda. Exatamente por isso, Darlete Machado, enfermeira da USF Jardim Nova República/Bolsão 8, orienta aos munícipes retomarem hábitos preventivos, como o uso de máscara em ambientes fechados e álcool em gel.


“Nessa época do ano, é comum que as pessoas relaxem nos cuidados, mas é justamente quando precisam ser mais rigorosos. Estar bem hidratado, ter uma alimentação balanceada e evitar ambientes fechados e mal ventilados são medidas simples que podem fazer a diferença”, explica a enfermeira.


Também é importante lembrar de manter a vacinação em dia e buscar orientação médica ao primeiro sinal de sintomas respiratórios. A atenção aos cuidados pessoais e a responsabilidade coletiva são primordiais para minimizar os impactos das doenças respiratórias durante o inverno, mesmo quando as temperaturas estão mais altas do que o habitual. As vacinas contra gripe e covid-19 estão disponíveis nas 14 unidades de Saúde com salas da vacina no município a todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.


Fonte: cubatao

Comments


bottom of page