top of page

Medite enquanto você trabalha: a nova receita de bem-estar


Uma pesquisa da Gallup revela que trabalhar menos não é o suficiente para reduzir o estresse, aumentar o bem-estar ou prevenir o esgotamento. É parte da mudança, mas não toda. A análise da Gallup sobre o esgotamento dos funcionários indicou que a peça que faltava nessa história é como os funcionários vivenciam sua carga de trabalho. E isso teria uma influência mais forte no esgotamento do que o número de horas que eles trabalham de fato. Além disso, quando se trata de bem-estar geral, a qualidade da experiência de trabalho tem até três vezes mais impacto do que o número de dias ou horas trabalhadas.


E se você pudesse estar mais presente no momento e fazer seu trabalho ao mesmo tempo? A resposta talvez esteja na workflow meditation, ou meditação do fluxo. Trata-se de uma observação curiosa do que está acontecendo dentro e ao redor de você no momento presente sem julgamento durante seu dia de trabalho.


Se você é como a maioria das pessoas, equilibra muitos pratos diariamente, pulando o momento presente para chegar ao próximo item da sua agenda. Você entra e sai do chuveiro para trabalhar em vez de estar no chuveiro. Você corre para o escritório em vez de estar presente durante o trajeto. Você é multitarefa em vez de estar presente em cada tarefa. 


O erro, nesse caso, é estar preso no passado ou no futuro, enquanto o momento presente – onde a vida realmente acontece – está passando. Se você está “sempre ligado”, o menor inconveniente pode acionar seu sistema de alarme interno, fazendo com que você perca a calma antes que perceba. 


Com o tempo, o estresse, de fato, pode ter te sequestrado. Você pode estar sentindo seu bem-estar e felicidade diminuir, mas sem saber o que fazer a respeito. Quando sua mente está imersa em preocupação, estresse ou depressão, ela amplia sua percepção das ameaças, comprometendo sua saúde mental e física. O que te leva, finalmente, ao esgotamento e burnout.


Como praticar a meditação do fluxo de trabalho?


Durante suas rotinas de trabalho, observar seus pensamentos e sentimentos como se fossem uma mancha em sua mão – em vez de avançar rapidamente por eles – redefine seu cérebro e muda a química de seu corpo, tornando-o mais calmo por dentro e mais produtivo por fora.


As meditações de fluxo permitem que você esteja atento em cada atividade já incorporada ao longo do seu dia, como durante reuniões do Zoom, retorno de e-mails ou cumprimento de prazos. Elas são rápidas e fáceis. Apenas 60 segundos praticados durante qualquer atividade do momento presente podem redefinir seu cérebro, aliviar o estresse, limpar sua cabeça e aumentar seu nível de energia. A beleza da meditação do fluxo de trabalho é que você pode misturá-la às suas rotinas diárias.


Enquanto aguarda sua revisão trimestral, você pode praticar a escuta do momento presente. Preso no trânsito, você pode se concentrar em sua inspiração e expiração e absorver a calma em seu corpo. Você pode até praticar agora mesmo. Enquanto você lê, você pode encontrar sua mente vagando de vez em quando. Se isso acontecer, apenas esteja ciente disso e gentilmente traga seu pensamento de volta às palavras do texto. 


Quando você está totalmente engajado e tem curiosidade, você percebe que as preocupações ou pensamentos estressantes desaparecem. Você pode estar ciente de que seus batimentos cardíacos e respiração estão mais lentos e seus músculos relaxam. Isso porque você tirou o alerta vermelho de sua mente pensante e o trouxe para o momento presente, neutralizando sua resposta ao estresse.


Comece o dia com a meditação do fluxo


Saindo do estacionamento, em vez de vasculhar a agenda do dia, você pode caminhar com a consciência do momento presente. Simplesmente traga sua atenção para as sensações de seus pés no chão, observe o céu ou concentre-se na maior quantidade de sons diferentes que puder. Você pode ouvir um cachorro latindo à distância, pássaros cantando, tráfego ambiente, uma sirene, um avião, seu próprio estômago borbulhando ou um aparelho de ar condicionado.


Da próxima vez que você voltar ao seu local de trabalho, imagine que entrou nele pela primeira vez. Observe a entrada e a arquitetura do edifício. Uma vez lá dentro, olhe para seus colegas de trabalho com interesse renovado, como se nunca os tivesse visto antes. Observe o que você está pensando e sentindo enquanto examina tudo conscientemente.


Se você perceber que está fazendo julgamentos, tente não se julgar por julgar. Em vez disso, veja se você pode substituir esse julgamento por curiosidade e compaixão pelos colegas de trabalho. Então, depois de concluir o trabalho, tente isso quando chegar em casa. O objetivo é permanecer no momento presente e substituir a curiosidade pelo julgamento. Depois de completar o exercício, observe as mudanças dentro de seu corpo e veja se sua respiração e batimentos cardíacos estão mais lentos e você se sente mais calmo e mais lúcido.


À medida que o dia avança, reserve um minuto entre as tarefas para respirar profundamente três ou quatro vezes. Se você estiver em uma reunião estressante, poderá permanecer ativamente envolvido enquanto pratica a “respiração da caixa”. E antes de ir para outro compromisso, reserve três ou cinco minutos para dar uma volta no quarteirão ou se espreguiçar em sua mesa para redefinir seu sistema nervoso e não levar esse estresse com você para a próxima reunião.


Depois de longos períodos sentado em frente à tela, pratique a regra 20-20-20 olhando a 6 metros de distância do computador a cada 20 minutos por 20 segundos. Depois de uma meditação de fluxo de trabalho, observe se você não está mais calmo e com a cabeça lúcida.


Uma palavra final


Uma mente presa no passado ou no futuro é um obstáculo para o relaxamento e a produtividade. Eles desconectam você de si mesmo e de seu entorno e mantêm sua agulha de estresse elevada. Observe sua mente e para onde ela vai de momento a momento nas próximas 24 horas. Observe a diferença no fluxo de trabalho quando você está presente e quando sua mente se desvia para o passado ou o futuro. Quando você perceber que sua mente está divagando – mesmo agora, enquanto lê essas palavras – traga-a gentilmente de volta ao presente. À medida que você continua com as meditações do fluxo de trabalho, a tensão diminuirá, você se sentirá mais relaxado e engajado e sua produtividade aumentará.


fonte;forbes.com

Comments


bottom of page