Muito comum na rotina diária da população, a esponja de lavar louça é utilizada como um apoio na limpeza de uma casa, mas o que muitas pessoas não percebem é que esse mesmo utensílio precisa ser higienizado. A falta de cuidado pode gerar o acúmulo de germes e bactérias que afetam diretamente o organismo do individuo.De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade DeVry Metrocamp, em São Paulo, constatou-se que, após 15 dias de uso da esponja de lavar louça, podem ser ideal para o surgimento de 680 milhões de fungos e bactérias.
Esses micro-organismos afetam a saúde gerando sintomas como: mal estar intestinal, desconforto ou até mesmo episódios de diarreia. Já para crianças e idosos, além de adultos não saudáveis este quadro pode evoluir para uma infecção mais séria, levando em casos mais graves à internação hospitalar. O simples contato com os talheres ou alimentos podem gerar a contaminação. Diante desse cenário é importante ficar atento à higienização correta, pois apenas a água e o sabão não são capazes de eliminar essas bactérias presentes na esponja. Segundo o Dr. Derik Cardoso, Biomédico e especialista em microbiologia, independentemente do tipo de esponja utilizado, é importante efetuar a troca em uma ou duas semanas, dependendo da frequência de uso.”O ideal é a troca semanal da esponja, independente da marca da mesma, e se realizando a limpeza correta a cada uso, porém, em casos de uso da esponja por um período maior que uma semana é recomendado a realização de uma higienização mais demorada e específica a cada semana”, afirma o especialista.
Higienização correta
Algumas dicas podem ajudar a eliminar as bactérias do utensílio, uma delas é evitar o acúmulo de alimentos que ficam grudados na esponja. Nem sempre é fácil se libertar de velhos hábitos, mas é bastante satisfatório cuidar da saúde de todos. Outra forma de diminuir esses germes é o cuidado ao realizar a limpeza dos copos, antes dos pratos, para evitar a transferência de gorduras contidas nesses utensílios, para eles pela esponja. O mais aconselhável é ter uma esponja específica para cada necessidade. Após a utilização, no fim da lavagem da louça, todos os restos de comidas visíveis devem ser retirados e a mesma deve ser enxaguada até parar de fazer espuma, ao fim desse processo a esponja deve ser mantida em um local para secar, de preferência no escorredor de louças.”Em casos de esponjas que serão utilizadas por mais de uma semana, o cuidado semanal é de mergulhar a mesma em uma solução de duas colheres de água sanitária, para cada litro de água e lá ficar por 10 minutos. Após este período o utensílio deve ser enxaguado e posto para secar no escorredor de pratos”, alerta o Biomédico, Derik Cardoso.
Para evitar ainda mais a proliferação desses micro-organismos dentro de um determinado local, o ideal é evitar usar a mesma esponja para a limpeza de geladeira, fogão, pia ou outros objetos. Seja qual for a maneira escolhida para higienizar de forma correta a bucha de lavar louça , o processo deve ser feito todos os dias. Com isso você pode evitar riscos para a sua saúde e de toda a sua família.
Fonte:oestadoce
Comments