Alunos do Ensino Infantil e Fundamental das Escolas Municipais de Louveira encerraram na última sexta-feira (26) as atividades do 18º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA). O evento, que ocorre desde 2005 no município, teve como tema “Mudanças climáticas: o clima muda e nossas vidas também”.
Fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Gestão Ambiental, o EMESA teve orientação dos professores e especialistas em áreas ambientais do município. Os alunos organizaram exposições de trabalhos utilizando materiais reciclados; apresentaram peças teatrais; assistiram vídeos educacionais; participaram de rodas de conversas e debates sobre o descarte do lixo e as conseqüências no meio ambiente; debateram o consumo consciente de roupas e o descarte de lixo; fizeram passeios pelas ruas para coletar resíduos ao redor das escolas; trocaram brinquedos em sala de aula; construíram brinquedos reciclados; discutiram um plano para salvar o planeta, planos de saneamento básico e a importância da água para os seres vivos, e também,desenvolveram diversas atividades pedagógicas sobre como economizar água que puderam ser replicadas em suas casas.
Desde o início do ano, os alunos da Rede Municipal desenvolvem atividades baseadas no Projeto Gota D’água, do Consócio PCJ, e também, deram continuidade ao Projeto Tabarana, para despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Projeto Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição..
Dentro desse cronograma de atividades educacionais e ambientais, também os alunos de 3º e 5º anos do Ensino Fundamental darão continuidade ao projeto durante todo o ano, através de estudos do meio com visitas ao manancial e Estação de Tratamento de Água e Estação Tratamento de Esgoto de Louveira.
Fonte:louveira.portaldacidade.com
Comments