A XP Investimentos participou de webinar da S&P que discutiu os principais desafios e oportunidades da sustentabilidade na indústria automotiva, tendo em vista o aumento global na adoção de veículos elétricos e a gestão no final da vida útil dos automóveis.
As analistas Marcella Ungaretti e Luiza Aguiar, que assinam relatório divulgado na última quinta-feira (16), pontuam como principais destaques do webinar:
(i) as crescentes preocupações ambientais em meio ao aumento dos veículos elétricos e, consequentemente, aqueles que estão no final de sua vida útil;
(ii) o crescimento nos esforços de reciclagem dos automóveis;
(iii) as mudanças regulatórias iminentes; e
(iv) um processo contínuo de adaptação, com desafios importantes a serem superados.
4 pontos sobre a sustentabilidade na indústria automotiva
1 – As analistas explicam que, conforme as estimativas da S&P, até 2030, mais de 25% das compras de carros de passeio serão elétricos. A medida que este número sobe, o volume de veículos próximos do final da vida útil também é elevado, gerando aumento proporcional no volume de descarte.
“Diante das crescentes preocupações climáticas e as ambiciosas metas de neutralidade de carbono assumidas pelos diferentes países, a sustentabilidade tem emergido como um foco importante dentro do setor automotivo”, defendem.
2 – Diante dos desafios ambientais apresentados pelos veículos no final de sua vida útil, as analistas pontuam que o destino e reciclagem adequados são vitais para uma gestão sustentável.
“Como destacado pelo Sr. Amar Pradhan, Sócio da Mobility Impact Partners, apesar da natureza de longo prazo dessa agenda, ações imediatas são extremamente necessárias”, pontuam.
3 – Países desenvolvidos estão liderando as discussões sobre mudanças regulatórias, à medida que avançam no estabelecimento de modelos ambientalmente sólidos e economicamente viáveis para a reciclagem e gestão dos veículos que se aproximam do fim de sua vida útil.
Conforme as analistas, a líder de Mobilidade Sustentável na S&P Global Mobility, Susanna Huang, destacou o ‘End-of-Life Vehicles Directive’, regulamentação introduzida pela União Europeia em 2000 visando reduzir os danos ambientais causados pelos veículos no final de sua vida útil.
“Desde então, consideráveis melhorias na legislação existente foram feitas, com destaque para novas regulamentações propostas pela UE em 2023, que exigem a reciclagem de materiais ao final da vida útil de um veículo”, apontam.
4 – Por fim, Ungaretti e Aguiar destacam que, ao mesmo tempo em que os palestrantes reconheceram o papel das regulamentações, pontuaram que certos requisitos apresentam desafios para serem cumpridos. Neste sentido, foram destacadas como barreiras:
(i) necessidade de infraestrutura para implementar cadeia de suprimentos circular;
(ii) implicações de custo;
(iii) falta de colaboração entre as partes da cadeia dados os incentivos desalinhados;
(iv) a dificuldade em reciclar baterias; e
(v) o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos nos veículos elétricos.
Fonte: moneytimes
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