Nesse mês de fevereiro de 2021, a siderúrgica reiniciou a testagem de todo o efetivo e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico, focando na prevenção
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) retomou, neste mês de fevereiro de 2021, o trabalho remoto para 100% das equipes das áreas administrativas; reiniciou a testagem para Covid-19 de todo o efetivo da usina e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico, focado na prevenção. Essas iniciativas se juntam às mais de 50 ações implantadas desde o início da Pandemia. O gerente de Saúde e Qualidade de Vida da CSP, o médico Ricardo Galli, destaca a intensificação das orientações sobre o uso correto de máscaras, distanciamento físico, higiene e autoavaliação dos empregados por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa.
“E Ceará vivencia um aumento de casos da doença. O cenário demanda reforços nas ações preventivas e inovações em soluções que aumentem a proteção à saúde de todos. De forma preventiva e antecipada, intensificamos os cuidados com nossos empregados”, destacou Galli. O Brasil completa um ano do anúncio do Ministério da Saúde do primeiro caso do Novo Coronavírus no País nesta sexta-feira, 26/3. No Ceará, os três primeiros casos foram confirmados em 15 de março de 2020.
Inovação em favor da saúde emocional
Uma inovação disponibilizada aos 2.500 empregados da CSP foi o serviço online de atendimento psicológico. Por meio da plataforma online Psicologia Viva, é possível escolher um profissional para a sessão de psicoterapia e agendar a consulta remota conforme a preferência de dia e horário. A analista de Qualidade de vida da CSP, psicóloga Regiane Freire, auxilia os empregados da empresa no acesso a essa ferramenta online, acolhendo cada demanda e orientando os interessados sobre os próximos passos.
“A Pandemia trouxe a maior necessidade de cuidar da saúde emocional em todo o mundo e estamos acompanhando as melhores práticas sobre o tema. Por isso, incrementamos o atendimento de acolhimento, que já tínhamos desde 2015, com essa ferramenta, oferecendo um plantão psicológico 24 horas por dia, sete dias por semana”, detalhou Regiane Freire. O serviço, que é coberto pelo plano de saúde dos empregados da CSP, já está sendo utilizado e a empresa deseja que seja relevante e útil a todos que precisarem. A ação tem foco na prevenção, e incentiva a adesão ao acompanhamento psicológico contínuo para o alcance do bem-estar, apesar das dificuldades cotidianas agravadas pela pandemia. "É preciso que cada um faça uma autoanálise. Observe se há algo que esteja causando algum sofrimento ou prejuízo. Questione-se sobre como está lidando com as situações do dia a dia, se as suas emoções estão muito intensificadas, como está a sua relação no trabalho e em casa, e como estão a qualidade do seu sono e alimentação. Essas são avaliações que mostram a necessidade de se antecipar e buscar ajuda preventivamente. Quando a pessoa já está com o quadro agravado, o tratamento é mais prolongado e possui algumas dificuldades a mais", explicou Regiane Freire.
A analista de processos sênior da CSP Liana Silva trabalha na empresa há seis anos e sempre utilizou o acompanhamento de saúde ofertado pela empresa. Após a indicação de um colega da CSP, que utilizou e aprovou a plataforma online, ela aderiu ao novo serviço, realizou a consulta online e já está recomendando aos conhecidos.
“Essa ferramenta online é fabulosa, tem valor acessível e até reembolso pelo plano de saúde. É muito prático, o sistema é super amigável e você faz a consulta online, vendo o profissional, falando com ele, sem se expor à covid-19 em ambientes externo”, relata Liana Silva. Ela conta que considera o acompanhamento de suma importância para qualquer pessoa. “Eu acho que isso tem que ser naturalizado. Não se deve esperar ter questões mais profundas para buscar apoio. É sempre bom poder contar com o olhar de um profissional", recomendou.
50 ações protetivas externas e internas
Desde março de 2020, mais de 50 medidas preventivas externas e internas foram adotadas pela CSP, como o desenvolvimento de um aplicativo de autoavaliação diária, que já registrou 300 mil avaliações dos empregados. A usina realizou mais de 18 mil testes de Covid-19 em empregados, para o monitoramento e prevenção, no ano passado.
Outras ações implantadas: · Acelerou a digitalização e adaptou os processos e fluxos; · Criou um comitê especial que implantou o Plano de Contingência do Coronavírus na CSP; · Desenvolveu um aplicativo de autoavaliação diária exclusivo para empregados; · Determinou a modalidade de trabalho home office, deixando apenas um contingente mínimo na área operacional; · Distribuiu máscaras para todos os empregados; · Intensificou em todos os ambientes os procedimentos de higienização; · E mantém uma campanha de conscientização, dentre outras ações preventivas à COVID-19. No período, também foram realizadas ações externas de enfrentamento aos efeitos da pandemia. · Cerca de 2.600 moradores da região foram contemplados com as doações de 1.979 cestas básicas entre os meses de abril e setembro; · O Natal dos Voluntários da Alegria entregou doações de brinquedos para 553 crianças, presenteadas por empregados da CSP; · Foram doados R$ 1,5 milhão pela CSP para a compra de insumos de equipamentos hospitalares para o combate ao coronavírus; · Foram doadas 220 mil máscaras pelas acionistas da CSP (Vale, Posco e Dongkuk) e entregues para empregados e familiares, terceirizados, comunidades vizinhas e ao Governo do Estado do Ceará; · Foram doados 15.600 testes rápidos ao Governo do Estado do Ceará pela Vale, acionista CSP; · Além disso, dois mil kits com máscaras e itens de higiene foram doados para profissionais de sete postos de saúde em São Gonçalo do Amarante e Caucaia;
· Conheça algumas das ações realizadas pela CSP aqui: https://www.cspecem.com/pt-br/2020/03/confira-quais-sao-as-medidas-de-prevencao-ao-coronavirus-adotadas-na-csp/
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