"Reconhecido internacionalmente" 🇧🇷⚕️
No domingo (27/8), o hospital informou que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, passou pela cirurgia de transplante de coração.
No boletim, a instituição afirmou que Fausto Silva está na UTI e que o procedimento foi um sucesso. "As próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", afirma o hospital.
Faustão está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e entrou na fila de espera por um transplante de coração após seu quadro de insuficiência cardíaca se agravar.
Mais de 65 mil brasileiros estão à espera por um transplante no país atualmente, segundo o Ministério da Saúde. Destes, cerca de 380 aguardam por um coração.
O Brasil tem uma das maiores filas do mundo, mas também criou e mantém o maior sistema público de transplantes.
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil dizem que o sistema brasileiro é bastante completo e funciona bem, servindo inclusive de modelo para outros países.
"O sistema de transplantes brasileiros é reconhecido internacionalmente por ser inteiramente público e oferecer serviços em um país gigantesco e muito povoado", diz Alcindo Ferla, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em saúde pública.
"Além disso, também é reconhecido pela qualidade técnica e das políticas públicas envolvidas."
Ainda assim, precisa de mais recursos financeiros para se tornar mais eficiente e menos desigual, diz o médico Leonardo Borges de Barros e Silva, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Fonte: BBC Brasil
Comentários