A iniciativa promove diversas palestras, oficinas, cursos, workshops e rodas de conversa
Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo alertar sobre questões relacionadas à saúde mental e emocional.
O nome da campanha foi inspirado na simbologia de que janeiro é o início de um novo ano, logo, todas as pessoas têm a oportunidade de recomeçar as suas vidas e são como uma “folha ou tela em branco”.
A iniciativa promove diversas palestras, oficinas, cursos, workshops e rodas de conversa. A campanha, em anos anteriores, também abordava pessoas nas ruas para uma conversa, mas com a pandemia os protocolos mudaram e a mensagem está sendo transmitida de maneira online.
É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou sobre o aumento progressivo de casos de depressão no mundo. Entre 2005 e 2015, o número de casos da doença cresceu 18%. E o número de pessoas afetadas pela depressão já chega a 322 milhões em todo o mundo.
No Brasil, 5,8% da população sofre com a doença, o que significa mais de 11,5 milhões de pessoas. E mais de 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população brasileira) têm distúrbios relacionados à ansiedade.
Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse o site: https://janeirobranco.com.br/.
Por: Isabela Alves
Comments