top of page

Junho Violeta conscientiza sobre a violência contra o idoso


O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

O Junho Violeta possibilita a sensibilização da população perante a pessoa idosa, dando visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida, pois o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), censo 2010, no Brasil existem quase 20 milhões de pessoas idosas, acrescentando que a população de pessoas idosas é a que mais cresce no Brasil, configurando um fenômeno novo e desafiador para a sociedade, para as famílias e para os governos.

"Pode-se perceber qual a concepção da população quando se fala do idoso, questionando-os qual é o lugar da pessoa idosa. As opiniões são divergentes, porém a maioria tende a ser negativa, principalmente pela função social. Dessa forma, para garantir o envelhecimento saudável, é necessária uma atenção aprofundada na prevenção e identificação da violência, principalmente, para a sociedade, gerando uma nova percepção deste, valorizando o idoso, com isso, diminuindo aspectos emocionais autodepreciativos", destaca a psicóloga Tailândia Guzzi.

bottom of page