Programa de Linguagem Simples foi instituído por meio de decreto para atender cidadãos de São Paulo com comunicação mais acessível e direta
Servidores serão treinados para utilizar linguagem mais acessível
A Prefeitura de São Paulo criou nesta terça-feira (12/11/19)) um programa que busca simplificar a linguagem dos servidores municipais para os cidadãos. O Programa de Linguagem Simples vai trabalhar com documentos públicos e treinar funcionários para que estes se comuniquem de forma acessível à população, segundo a gestão municipal.
O programa foi instituído por meio do decreto 59.067, assinado pelo prefeito Bruno Covas. O Linguagem Simples também busca reduzir a burocracia e aumentar a transparência da gestão pública.
Outros objetivos são previstos pelo texto do decreto, como a redução de pessoas e de serviços intermediários entre prefeitura e a população de São Paulo. O programa também deve ter oficinas entre cidadãos e servidores para auxiliar na simplificação e democratização da linguagem empregada, a monitoração interna do projeto e a criação de espaços para que os gestores interessados dialoguem e troquem experiências.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia será responsável por promover, coordenar e elaborar o programa, além de elaborar o diagnóstico sobre a comunicação de ações da adminIstração direta e indireta do município.