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7 cidades do Ceará estão entre os 10 melhores índices do País


Entre as dez cidades com os melhores Índices de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioebs), sete são do Ceará. Pela segunda vez, o município de Sobral, na Região Norte, conquistou o melhor a nota, atingindo 6,2 — acima da média nacional (4,7) e do índice estadual (4,9). O Estado obteve o sexto melhor índice, em ranking liderado por São Paulo. Os dados, divulgados ontem, são produzidos pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e envolvem indicadores desde a educação infantil até o ensino médio, das redes públicas e privadas. Além de Sobral, compõem a lista dos municípios mais bem classificados, Frecheirinha (2º), com 6, Nova Olinda (3º), com 5,9, e Brejo Santo (4º), também com 5,9. Ainda na lista estão Coreaú (8º lugar), Reriutaba (9º) e Novo Oriente (10º), todos com nota 5,7. Desde a implantação dessa política (PAIC), que começou com a alfabetização e foi ampliada até o 9º ano do ensino fundamental, um avanço significativo pode ser visto Idilvan Alencar, titular da Seduc Conforme indica a descrição da pesquisa, o Ioeb é um índice que calcula a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados. “O resultado aponta quanto cada município será determinante para o sucesso educacional das pessoas que vivem ali”. Para isso, são levados em conta indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil. Definindo o indicador como mais abrangente que outros índices, por levar em conta aspectos socioeconômicos, o titular da Secretaria da Educação de Sobral (Seduc), Herbert Lima, credita os “resultados exitosos” à política que é empreendida na Cidade há 20 anos. Formação continuada e reconhecimento salarial de professores e processos de gestão pautados em processos seletivos e desenvolvimento de material didático que apoie o trabalho do professor são elementos apontados como justificativa. “Temos ainda margem de crescimento. Estamos em curso com ações como a implementação de um novo currículo de língua portuguesa e matemática; construindo um novo documento curricular e novas metodologias voltadas para o ensino de ciências em parceria com Universidade Stanford, nos EUA; vamos implantar laboratórios de tecnologia e ciências das escolas. Além disso, vamos inserir na formação dos alunos as competências socioemocionais, dentro de uma perspectiva da qualificação do cidadão, do relacionamento com o outro”, indica o secretário. Por meio de nota à imprensa, o titular da Secretaria Estadual da Educação, Idilvan Alencar, dá ao Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) os créditos para o bom resultado no levamento. “Desde a implantação dessa política, que começou com a alfabetização e foi ampliada até o 9º ano do Ensino Fundamental, um avanço significativo pode ser visto”, disse. Fortaleza Passando do 15º para o 13º no ranking das capitais, Fortaleza obteve melhoras no índice, passando de 4,1 em 2015, para 4,5. O número é o segundo melhor do Nordeste, atrás de Teresina. Para Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação (SME), o avanço se dá pela união de “política para formação do professor, maior tempo de carga horária dos alunos em sala de aula, com a priorização do ensino em tempo integral, e o acompanhamento dos rendimentos dos alunos, que impacta no fluxo dos índices de abandono, evasão e reprovação escolar”.

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