“Quem trabalha, Deus ajuda. Eu sabia que uma hora esse gol viria. Sem demagogia ou hipocrisia, foi merecido pelo meu trabalho”. Com essas palavras o atacante Magno Alves desabafou ontem no gramado do Castelão. Autor do segundo gol do Ceará na vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, o Magnata acabou com longo jejum de gols e, de quebra, sacramentou o resultado que consolidou o Vovô no G-4 da Série B do Brasileiro.
Ao apito final, a festa dos 18.380 torcedores que pagaram ingresso para acompanhar a partida no Gigante da Boa Vista teve muitos motivos. Além do retorno à zona de acesso, os alvinegros viram o ídolo de 42 anos, que não jogava pela Segundona desde o dia 22 de julho — derrota por 1 a 0 para o Goiás — voltar a marcar depois de quase seis meses. O último gol de Magno Alves havia sido no dia 16 de abril, contra o Guarani-J, pela semifinal do Campeonato Cearense.
Contra o Vila Nova, adversário direto na briga por uma vaga para a Série A, bastaram ao Magnata 11 minutos em campo para balançar as redes em jogo que ganharia contornos dramáticos. Aos 35 minutos do segundo tempo, quando entrou, o atacante via o time goiano superior em campo.
Àquela altura, o Vila havia equilibrado a partida e criado ao menos duas boas chances para marcar. Esbarrou no goleiro Éverson, que foi personagem determinante na 14ª vitória do Ceará no certame.
Além das defesas providenciais, o camisa 1 viu o time cair de produção a partir dos 15 minutos da etapa final, mas, mesmo assim, manter a consciência e a disciplina tática.
Antes disso, nos primeiros 45 minutos de jogo, o Vovô havia sobrado em campo. Ciente da necessidade da vitória para entrar no G-4, o Ceará foi dono do primeiro tempo. Bem postado em campo, o time de Marcelo Chamusca controlou a posse de bola (terminou a etapa inicial com 61%) e criou boas chances, principalmente pelo lado esquerdo do ataque. Lima, Leandro Carvalho e Élton desperdiçaram boas oportunidades dentro da área. Mas, na segunda chance que teve, Élton não titubeou e marcou seu 7º gol na Série B.
O placar de 2 a 0 foi justo e premiou o time que foi superior na maior parte dos 90 minutos, consolidando o bom momento do Ceará. Agora são cinco jogos sem perder, com três vitórias e dois empates. A boa fase coincide com o momento importante do campeonato, que vai chegando ao desfecho. Só restam dez rodadas pela frente.
O Ceará agora terá dez dias sem jogos pela Série B, já que a 28ª rodada se desdobra pelo fim de semana. O Vovô só volta a campo no dia 14, sábado, para enfrentar outro concorrente direto na briga pelo acesso: o Oeste, fora de casa.