top of page

Capital: Semana do Aleitamento Materno passou, mas efeitos ficam

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou , nesta quinta-feira (03/08), no Gonzaguinha da Barra do Ceará, o 5º posto de coleta de leite materno, equipamento que irá garantir mais proteção para as nossas crianças, principalmente aos recém-nascidos.

Hoje, a taxa de mortalidade é de 10/11 a cada mil crianças. Está sendo implantanda uma série de processos e protocolos para reduzir esse número a um dígito até 2020. Essa rede de solidariedade da coleta do leite vai servir para que as nossas crianças, em seus primeiros meses de vida, tenham acesso ao leite materno, que é a melhor vacina, o melhor remédio para aumentar a chance de sobreviver, no caso daqueles que nasceram prematuros ou com algum tipo de doençaa.

Como vocês devem saber, o leite materno é essencial para a saúde do bebê. Além disso, também é a melhor forma de criar imunidade. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o aleitamento materno comece já na sala de parto e que seja exclusivo e em livre demanda até o 6º mês e se estenda até 2 anos ou mais. A sala de apoio às mulheres que amamentam também servirá como posto de coleta do alimento para os recém-nascidos na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Campanhas como esta do Aleitamento Materno só fazem sentido se resultarem em fatos concretos em favor das metas que as motivam.

bottom of page